Será
lançada no dia 13 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, mais uma edição
da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e
Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me Senhor”
Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como
tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma
temática. A acolhida do tema “Fraternidade e Juventude” tem como
objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.
O presidente da Comissão para Juventude da CNBB, Dom Eduardo
Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF 2013 é olhar a
realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades,
potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam
atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
O objetivo geral da Campanha é acolher os jovens no contexto de
mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no
seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma
sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da
paz.
“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar
o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser
esquecido”, destacou o presidente da Comissão para Juventude da CNBB.
Mostrando postagens com marcador Campanha da Fraternidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Campanha da Fraternidade. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.
Campanha da Fraternidade 2012!
"Convertei-vos e crê no Evangelho"!
Ao recebermos a imposição das cinzas, no início da quaresma, somos convidados a viver o Evangelho, viver da Boa Nova.
A Boa Nova que recebemos é Jesus Cristo. Ele abriu um novo horizonte para todas as pessoas que Nele creem.
Crer no Evangelho é crer em Jesus Cristo que na doação amorosa da cruz deu-nos vida nova e concedeu-nos a graça de sermos filhos do Pai. Com sua morte transformou todas as realidades, criando um novo céu e uma nova terra.
A Quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudando de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição.
Assim, atingidos por Ele e transformados n'Ele, percebemos que todas as realidades devem ser tranformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da Quaresma.
A Igreja propõe como tema da Campanha da Fraternidade deste ano: A fraternidade e a saúde pública, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a Terra (cf. Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não tem acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.
A Igreja, nesta Quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte. E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a Terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado.
Ás nossas Comunidades , grupos e famílias, uma abençoada caminhada quaresmal a celebremos a Jesus Cristo que fez todas as coisas.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Prelado de São Felix_ MT
Secretário Geral da CNBB
Pe. Luiz Carlos Dias
Secretário Executivo da
Campanha da Fraternidade.
Assinar:
Postagens (Atom)