Mostrando postagens com marcador Bíblia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bíblia. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Regras de ouro para ler a Bíblia



1. Leia a Bíblia todos os dias
Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias.
Sem exceção.
Leia-a quando tiver vontade e quando não tiver também!
É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário; com a Sagrada Escritura é a mesma coisa.
Assim como alimentamos o corpo, todos os dias, alimentemos, diariamente, o nosso espírito com a Palavra de Deus.

2. Tenha uma hora marcada para a Leitura
Para grande parte das pessoas, a melhor hora de ler é de manhã cedinho.
Elas se levantam para ler a Bíblia antes das outras ocupações e do começo do movimento em casa.
Há, porém, quem tenha dificuldades para fazer isso.
São pessoas que, pela manhã, sentem-se pesadas, sonolentas.
Elas não conseguem se concentrar.
O importante é descobrir o melhor período para você e fazer dele a sua hora marcada com a Bíblia, sendo-lhe fiel.
"Você não está apenas lendo a Bíblia, você está buscando um encontro com a Palavra de Deus", ensina monsenhor Jonas


3. Marque a duração da Leitura
São preferíveis 20 minutos de leitura todos os dias do que a empolgação de quem planeja muito, mas, depois, não vai em frente.
Marque a duração da leitura e seja-lhe fiel.
Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas, agora se confessam satisfeitas com o fato de sentirem um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência para elas.
Elas precisam de mais tempo, pois o trabalho ficou com gosto de “quero mais”.

4. Escolha um bom lugar
Ter o nosso cantinho é muito bom.
Não precisamos de nada especial, o que importa é contar com um lugar tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração para fazer o nosso trabalho bíblico.
Lembre-se, todavia, que o lugar é uma coisa secundária: ele é apenas um meio para trabalharmos melhor e com maior resultado.
Importante mesmo é, em qualquer lugar, realizar com dedicação a nossa tarefa.

5. Leia com lápis ou caneta na mão
Não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples e eficaz é ler a Palavra de Deus com lápis ou caneta na mão.
Sublinhe as passagens mais importantes, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial.
Não tenha medo de riscar a sua Bíblia.
Ela é um instrumento de trabalho.
Com o texto bíblico bem marcado, vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar.

6. Faça tudo em espírito de oração
Você não está apenas lendo a Bíblia, mas buscando um encontro com a Palavra de Deus.
Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Senhor, a qual fala a você.
Trata-se de um diálogo: você escuta, acolhe, sensibiliza-se e responde.
É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam.
Muitos experimentaram essa relação.
Experimente-a você também.


Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

40 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA NO BRASIL


       
            Inicia-se em setembro um mês carregado da alegria da primavera e, também, um mês no qual nós temos a Bíblia como centro das atenções na Igreja. O mês da Bíblia surgiu em 1971 por ocasião dos cinquenta anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com o serviço de Animação Bíblica (SAB). Em 1985, com a presença da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Federação Bíblica Católica Latino-Americana e Caribenha (FEBIC-LAC), estendeu-se ao âmbito nacional e a outros países da América Latina.
 Neste ano de 2011, a proposta para o mês de setembro é o estudo de alguns capítulos de Êxodo, a saber, Ex15,22-18,27. O tema do mês da Bíblia deste ano é Travessia: passo a passo, o caminho se faz; e o lema, "Aproximai- vos do Senhor"(Ex16,9).
O Êxodo é um dos eventos fundantes de Israel e fundamental para a fé bíblica. É um acontecimento que perpassa a Bíblia e que nos indica, a cada momento, a ação libertadora de Deus em favor de seu povo e a certeza de sua presença constante, nos inúmeros êxodos de nossa vida. Portanto, estudá-lo é retornar às nossas origens, é reafirmar em nosso interior a fé num Deus que escuta o clamor do povo, vê sua aflição e desce para libertá-lo.
Nestes capítulos, nos defrontamos com as dificuldades, as crises e as dúvidas do povo na longa marcha pelo deserto. As primeiras dificuldades são referentes à escassez de recursos básicos, como falta de água e de alimento (Ex16,1-36). As demais são causadas por inimigos externos, como os amalecitas (Ex17,8-15); e por problemas internos, como a centralização do poder (Ex18,13-27). Os estudiosos da Bíblia chamam estes episódios de "tradição do deserto".
             Esperamos que você, sua família e a comunidade possam percorrer esse itinerário de fé, abraçando com maior garra esse processo de adesão ao projeto de Deus-Trindade, e assim, enfrentarem criativamente os desafios e, com generosidade e perseverança, serem sementes proféticas de transformação. Se realmente desejamos ser livres, é necessário fundamentar a nossa existência nesse ensinamento. Todos, indiferentes da posição social, somos chamados a beber da mesma água, para construírmos uma sociedade e uma história voltadas para a vida. Só assim teremos a verdadeira liberdade.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Todos os anos a igreja dedica o mês de setembro para a Bíblia. Isso é um convite para conhecermos melhor e mais a palavra de Deus. Este mês temático é uma proposta, um despertar, para o que deveria ser uma constante em nossa vida: conhecer, amar e vivenciar a Palavra de Deus.